domingo, 7 de junio de 2009

A Importância da música na vida das crianças

Desde que a "criança" é concebida até ao seu nascimento, diversos cientistas crêem que estas já possuem o sentido da audição dentro do ventre da mãe.
Verdade ou não, é que muitos pais colocam música para que as suas crianças, ainda no ventro materno, a escutem, com o objectivo de se tornarem mais inteligentes (como dita o mito sobre a música clássica), de se acalmarem, serem mais felizes e terem um melhor desenvolvimento.
Quando a criança nasce, já possui os cinco sentidos (tacto, audição, olfacto, gosto e visão). No entanto, nós, como pais e educadores, devemos ter sempre em conta o seu desenvolvimento, explorando-os ao máximo.
Hoje, propomos actividades para o desenvolvimento do sentido da audição, utilizando meios audiovisuais, como os leitores de cd's e cassetes, rádios e aparelhagens.

As actividades que propomos são:

1. A educadora procurar cd's ou cassetes com sons de animais, sons da natureza, instrumentos musicais, entre outros;
Depois vai colocando som a som e as crianças têm de os identificar.

2. Se a educadora possuir conhecimentos (ou até se informar) de Língua Gestual Portuguesa, poderá ensinar algumas palavras às crianças, visto ser a forma alternativa de comunicação dos surdos e dos mudos.

3. Também seria interessente a educadora dar a conhecer às crianças histórias audíveis, através de cd's, por exemplo.

4. Crianças ouvirem música na sala enquanto realizam actividades livres. Através desta actividade a educadora poderá explorar também a área da expressão corporal.


I. & I.

No hay comentarios:

Publicar un comentario